INFERTILIDADE
A Infertilidade é uma doença que atinge um número cada vez maior de casais (9 a 10%). É causa de enorme sofrimento e de dificuldade de realização pessoal, familiar e de inserção social.
O estudo e o tratamento desta doença devem ser efectuados pelos ginecologistas, que no entanto necessitam por vezes da colaboração de outras disciplinas como a biologia, a endocrinologia, a andrologia, a genética, a psicologia, etc. Os tratamentos disponíveis são múltiplos e devem preferencialmente ser dirigidos às causas ou factores que provocam a infertilidade. Nesta perspectiva, algumas terapêuticas médicas e cirúrgicas permitem resolver uma grande gama de situações, com especial realce para os êxitos obtidos com as modernas técnicas de cirurgia minimamente invasiva por endoscopia (laparoscopia e histeroscopia).
Nas situações em que não é possível corrigir as causas, consegue-se muitas vezes "ultrapassar" os problemas e alcançar a fertilidade por recurso às técnicas de Reprodução Medicamente Assistida (Inseminação Intra Uterina – IIU, Fecundação in Vitro – FIV e Microinjecção Intracitoplasmática de Espermatozóide - ICSI) que nos possibilitam resolver situações outrora tidas como invencíveis.
Exames
- Análises hormonai
- Espermograma
- Histerosalpingosonografia
- Histeroscopia
- Laparoscopia
- Ultrasonografia
Tratamentos
- Cirurgia Convencional da Infertilidade
- Cirurgia minimamente invasiva: Histeroscópica e Laparoscópica, em particular ovários policisticos, fibromiomas e endometriose
- Indução e Estimulação da ovulação com monitorização ultrasonográfica para Fecundação Espontânea
- Inseminação Intra-Uterina (IIU)
- Fecundação In Vitro (FIV)
- Microinjecção Intracitoplasmática de Espermatozóide (ICSI)
- “Assisted Hatching” / Eclosão Assistida
- Aspiração de Espermatozóides Testiculares (TESA)
- Colheita de Espermatozóides Testiculares por Biópsia (TESE)
- Criopreservação de Esperma, Tecido Testicular, Ovócitos, Pré-Zigotos e Embriões
PRIMO VISION
O CETI adquiriu a versão mais recente de um equipamento que tem por base a tecnologia time-lapse, o moderno e completo Primo Vision™ Time-Lapse Embryo Monitoring System. A tecnologia de time-lapse com aplicação à Embriologia Clínica consiste num método de avaliação não invasiva dos embriões, possibilitando ao Embriologista uma selecção mais criteriosa dos melhores embriões a serem transferidos para o útero materno. O sistema time-lapse possibilita a observação contínua dos embriões e, com isso, a tomada de decisões sem perturbações da cultura embrionária, o que pode beneficiar a sua selecção.
Vantagens do sistema Time-lapse:
-
Potencialização dos resultados: uma vez que a tecnologia de time-lapse tem como ambição a de contribuir para o aumento das taxas de sucesso, já que as imagens de alta qualidade permitem a monitorização detalhada dos embriões e avaliações mais precisas, como detectar eventos que raramente são observados com microscopia convencional, tais como a divisão assíncrona ou alterações morfológicas relevantes.
-
Minimização de stress na cultura embrionária: O sistema de monitorização colocado no interior das incubadoras evita a mobilização desnecessária dos embriões ou a sua exposição à luz.